segunda-feira, 6 de junho de 2011

Algumas obras de Matisse

Principais Obras

A tela Banhistas na margem de um rio do Instituto de Arte de Chicago foi considerada por Matisse a sua tela mais importante e que ele aperfeiçoou várias vezes.

Em Flores e Prato de Cerâmica, de 1913, o prato azulado flutua sobre flores que caem de um vaso.

Em Retrato de Yvonne Landsberg raspou arcos brancos em torno do "retrato" para marcar um aspecto ligeiramente ameaçador ao tema

Estilo de arte


Matisse foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Edouard Manet, e os pós-impressionistas Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Signac, e também por Auguste Rodin e pela arte japonesa.

O movimento entre a pintura e a escultura relaxava o artista.

Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.

Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo.

Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas consequências.

Conhecido e reconhecido por sua vivacidade, as cores de Matisse continuaram mesmo após a sua morte, tanto que Les coucous, tapis bleu et rose foi avaliada em 32 milhões de euros.

Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".

Matisse começou com cores vibrantes e depois voltou-se para Cézanne, o qual admirava pelo estilo.

Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.

Segundo Régine Pernoud, Matisse "era um artista no sentido medieval do termo. Seu trabalho era muito simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um trabalhador sem obstinação. Em seus cadernos de trabalho, várias páginas têm apenas alguns riscos. (...) Finalmente, esses traços, reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente sua significação, o resultado de muitas horas de trabalho".

Pablo Picasso o considerou seu maior rival, embora fosse seu amigo.

Foto de Henri Matisse

Biografia de Henri Matisse

Henri Matisse , foi um dos artistas mais originais do século XX (20) , mestre da cor e da linha , cujos quadros ainda hoje influenciam artistas em todo o mundo.
Em 1887 , aos 18 anos , seus pais o mandaram a Paris para estudar direito . Voltou para casa 2 anos depois para trabalhar como escrituario em uma empresa de advocacia de Saint-Quentin.
Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.